SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria

Conversando com o Pediatra

A puberdade nas meninas
Departamento de Pediatria Ambulatorial da SBP

A menina tem sua primeira menstruação entre os 11 e os 13 anos. Chamada de menarca, esta menstruação consiste num fluxo de sangue, coagulado ou não, com presença de tecido do endométrio, e sinaliza a possibilidade de fertilidade. Embora seja um fenômeno tardio no processo puberal, normalmente é só após esse acontecimento que os pais percebem que sua filha não é mais uma criança.

A idade em que sua filha terá a menarca é influenciada por fatores genéticos e ambientais - especialmente pela nutrição. Ou seja, ela resulta de um processo fisiológico e anatômico da puberdade.

Tire suas dúvidas sobre a menarca:

Qual o sintoma que indica o início da menarca?

Geralmente as primeiras menstruações têm pouco fluxo, num período médio de três dias de duração. Podem estar acompanhada por cólica, fezes mais diarreicas, sensação de mamas e abdômen inchados.

Que transformação ocorre nas adolescentes neste período?

Nesta fase há um estímulo do hormônio estrogênio, com crescimento gradual do útero, culminando com eliminação do fluxo sanguíneo.
A maturação sexual engloba a telarca (aparecimento das mamas), a pubarca (aparecimento dos pêlos), o desenvolvimento do aparelho genital, a menarca e finalmente o início da ovulação, que determina a capacidade reprodutiva. No período inicial das menstruações, geralmente não ocorre ovulação, como também a adolescente pode ovular e não menstruar.

Após a menarca a menstruação deverá ser mensal?

Não. Geralmente os ciclos são irregulares variando desde meses sem menstruação até mais de uma menstruação por mês.

Quando a menarca é considerada precoce ou tardia?

A idade limite para o desenvolvimento puberal normal nas adolescentes é de 8 anos. Elas podem, porém, apresentar sinais puberais isolados, entre os 6 e 8 anos, que podem ser considerados normais se não evoluírem progressivamente. A obesidade infantil é um agente estimulador da puberdade precoce. Quando a menarca vem depois dos 16 anos de idade, ela é tardia, mas deve ser considerada toda a história clínica dessa adolescente.

Depois da menarca as adolescentes ainda crescem?

Até a menarca, a adolescente já alcançou 95,5% de sua estatura final. Ela crescerá ainda por mais três ou quatro anos, porém em menor ritmo. As meninas têm o crescimento rápido da puberdade dois anos mais cedo que os meninos.
Fatores como nutrição, doenças, urbanização, atividade física e estresse interferem na altura final.

Como devemos conviver com o ganho de peso nessa idade?

Durante a puberdade, a menina cresce e ganha peso. Sua massa corporal aumenta em média 50%. As adolescentes ganham mais gordura enquanto os meninos ganham massa muscular. O ganho mínimo de gordura corpórea deve ser de 17% nessa fase, para que ocorra a menarca. A desnutrição afeta o crescimento e retarda a maturação sexual, como acontece com as adolescentes anoréxicas. Já as adolescentes obesas têm maturação sexual adiantada em relação às meninas que estão com o peso adequado.

 

Voltar

Logo quem vai ao Pediatra volta tranquilo.